O Prof. Dr. Antonio José da Costa Filho foi quem ministrou a mais recente edição dos seminários do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), um evento que ocorreu no dia 16 de abril, pelas 14h30, no Anfiteatro Prof. Horácio C. Panepucci (Anfiteatro Azul).
Entender o comportamento de sistemas biológicos, que podem envolver fenômenos em escalas temporais e espaciais distintas por várias ordens de magnitude, constitui desafio jaba2014-300de vários grupos de pesquisa no mundo, conforme foi explicado pelo palestrante.
Tendo a vertente de sistemas biológicos como base, o docente usou em sua palestra, designada Antes só do que mal acompanhado – um elétron solteiro numa festa de biomoléculas, uma abordagem minimalista, em que considera que o entendimento de um sistema complexo pode ser alcançado, em princípio, a partir da descrição do comportamento de seus componentes moleculares.
Em particular, seu grupo tem interesse em acompanhar alterações estruturais em proteínas e membranas biológicas durante os seus ciclos de funcionamento. Para tanto, na maioria dos casos, os especialistas dependem de sondas moleculares cuja capacidade de reportar acontecimentos se baseia na presença de um elétron desemparelhado. Devidamente posicionadas em estruturas de moléculas biológicas, elas podem dar diversos tipos de informações, como, mudanças conformacionais de proteínas na presença de seus substratos e ligantes naturais; medidas de distâncias em estruturas proteicas complexas e não acessíveis por outros métodos experimentais; e aspectos moleculares da interação entre proteínas e membranas.

Veja mais em:http://www.ifsc.usp.br/

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog